Voltar à Home Page
GESSO ACARTONADO
CONSTRUÇÃO SECA
Introdução
Gesso acartonado
Placas cimentícias
Sites Indicados
Quando a parede a ser recoberta estiver nivelada e isenta de umidade, o revestimento pode ser aplicado diretamente sobre a mesma, por meio de argamassa colante especialmente formulada para esta aplicação.

Em situações onde a parede apresentar irregularidades, o sistema pode ser semidireto, fixando-se inicialmente pedaços de gesso acartonado, e sobre estes as placas de revestimento.Trata-se de uma solução ideal para revestimento de paredes brutas ou de recuperação de ambientes para fins residenciais ou comerciais.


Na seqüência acima temos, da esquerda para direita:

1. Aplicação de argamassa adesiva no verso da placa;

2. Colocação da placa contra a parede;

3. Verificação do alinhamento com o uso de régua;

As placas de gesso acartonado são muito versáteis, não se limitanto apenas à execução de paredes internas. Com elas, também é possível o revestimento ou rebaixamento de tetos, de uma forma simples e rápida. Podem ser executados, por exemplo, em lajes de concreto armado e lajes pré-moldadas, dispensando-se as etapas tradicionais de chapisco, emboço e reboco.

As placas de gesso acartonado são fixadas a uma estrutura constituída por perfis metálicos galvanizados. Esta estrutura pode ser em uma única direção ou em duas direções (perfis longitudinais e transversais), conforme as dimensões do teto a ser revestido.


Sistema de Construção a Seco - Knauf do Brasil No revestimento da laje pré-moldada ao lado, nota-se a colocação (opcional) de lã mineral entre a laje e as placas de gesso acartonado, para um um melhor desempenho termo-acústico. Para maiores exigências acústicas, podem ser utilizadas placas especiais, com diferentes aberturas ou ranhuras geométricas.


Sistema de Construção a Seco - Knauf do Brasil As placas de gesso acartonado permitem a execução de tetos simples (planos) até tetos mais ousados, com geometria diferenciada, proporcionando assim, grande liberdade para projetistas e construtores, conforme mostra a foto ao lado, do fabricante Knauf do Brasil.



Independente do fabricante, os revestimentos ou rebaixamentos de tetos com placas de gesso acartonado oferecem várias vantagens, quando comparados com as etapas tradicionais de revestimento (chapisco, emboço e reboco).

Abaixo estão listadas algumas vantagens:

Facilidade de uso e rapidez de execução;

São adaptáveis a qualquer tipo de estrutura (concreto, madeira e aço);

Permitem a incorporação de instalações elétricas, hidráulicas, de telefone, etc;

Pequena geração de entulho;

Redução de cargas nas estruturas e fundações devido à leveza das placas;

Elevada resistência ao fogo, proporcionada pelo gesso;

Ótimo desempenho térmico e acústico;

Excelente acabamento , estando prontas para receber os revestimentos finais, tais como: tinta acrílica e tinta PVA, tinta texturizada.


É interessante notar que cada fabricante possui seus sistemas e componentes padronizados, devendo projetistas e construtores seguir as especificações dos mesmos, evitando-se assim, a perda de garantia dos componentes.

Por sistema deve-se entender o fornecimento das placas de gesso acartonado e toda a linha de componentes e ferramentas necessárias à execução de um teto, tais como: perfis metálicos, parafusos de fixação, buchas, massas para juntas, furadeiras e parafusadeiras, espátulas, estiletes, etc. A Knauf do Brasil e a Placo do Brasil são fabricantes de Sistemas de Construção a Seco, portanto, fornecem todos os materiais necessários à execução de tetos e paredes.
página anterior sobe